Hoje em dia, as redes sociais são os maiores meios de comunicação. Também são muito usadas como forma de divulgação de marcas, lojas, produtos e serviços. No entanto, para que as redes sejam usadas como estratégia resultando em bons retornos, é preciso contar com um planejamento de social media.
Se você acha que alguém, ou alguma marca, está bombando nas redes sociais por “pura sorte”, saiba que está totalmente enganado. Por trás de todo negócio bem sucedido, está uma estratégia e planejamento bem elaborados.
Um planejamento leva em consideração diversos pontos, como por exemplo, o público alvo, o tipo de conteúdo a ser publicado, a frequência e muito mais. Neste conteúdo vamos explicar o que é esse plano estratégico e como montar um para o seu negócio.
Então, continue lendo até o final e não esqueça de anotar as dicas para colocá-las em ação e ver seu negócio ganhando mais visibilidade nas redes!
O que é planejamento de social media?
O planejamento de social media é a parte estratégica da elaboração de publicações que serão feitas nas redes sociais da marca. Nesse processo é feito toda a organização das postagens a serem publicadas.
O planejamento envolve o tipo de conteúdo que será elaborado e postado, a frequência desses posts, o tipo de comunicação que deseja ter com o público alvo, entre outros pontos. A análise das postagens também faz parte desse plano de ação.
Importância do planejamento
Como mencionado anteriormente, logo na introdução deste conteúdo, as redes sociais tornaram-se uma importante ferramenta de comunicação e divulgação. Hoje em dia, se você não é visto nas redes, você não é lembrado. Consequentemente, seu negócio terá mais dificuldades em prosperar.
Um bom planejamento de social media ajuda as marcas a usarem as redes sociais da forma correta e benéfica para seus negócios. Como, por exemplo, maior presença e visibilidade online focada no público alvo.
Sabendo usar as redes da forma correta, também é possível criar maior conexão com o público. E, já é sabido que criar uma boa relação com os clientes é essencial para o sucesso do negócio.
O retorno sobre investimentos também é melhorado. Pois com o planejamento você sabe que está investindo em recursos que irão trazer bons resultados.
Como criar um planejamento de social media
O planejamento de social media deve ser criado pensando em quatro pilares fundamentais. Sendo eles: público alvo, estratégia, frequência e análise dos resultados. Vamos falar mais detalhadamente desses pontos a seguir.
O importante é lembrar que para uma estratégia funcionar da forma esperada, é preciso de muita atenção aos detalhes na hora de sua organização. E isso não é diferente no planejamento de mídias.
Confira abaixo 7 dicas para ter um bom planejamento de redes sociais.
1- Público alvo e persona
Para que seu produto ou serviço tenha sucesso, é fundamental entender a fundo quem é o seu público alvo. Só assim será possível criar estratégias de marketing que conversem com o público.
Para ajudar nesse processo, é recomendado criar uma persona. A persona é um personagem criado pela própria marca, a fim de representar o cliente ideal. Assim, a equipe de marketing cria campanhas focadas naquela persona, sabendo que vai atingir o público alvo da marca.
2- Jornada de compra
A jornada de compra é o nome dado para todo o caminho que o cliente percorreu até finalizar a compra. Ou seja, a jornada de compra se refere desde o momento em que ele encontrou sua marca, demonstrou interesse, teve interação e comprou seu produto ou contratou seu serviço.
Entender essa jornada, os caminhos que os consumidores seguem, é crucial para saber quais estratégias usar, como se comunicar e o que postar para chamar atenção dessas pessoas.
3- Objetivos claros
Para conseguir definir as estratégias e os objetivos, é preciso primeiro ter a persona definida e ter entendido a jornada de compras. Isso porque, cada fase da jornada exige uma estratégia diferente, com base no objetivo que sua marca espera alcançar.
Saber exatamente o que espera alcançar em curto, médio e longo prazo usando as redes sociais é fundamental para a elaboração de estratégias corretas.
Os objetivos podem ser lançados como forma de meta. Mas é preciso que as metas sejam quantificáveis e mensuráveis. Assim, fica mais fácil e claro analisá-las e saber se estão dando os resultados esperados.
4- Linha editorial
Definir a linha editorial é muito importante. Afinal, é através dela que sua marca vai criar laços com os clientes. Por isso, pensar no tipo de comunicação, voz, postagens e redes sociais que mais conversam com o público definido para o seu negócio é imprescindível.
5- Frequência
Engana-se quem acha que todas as redes sociais funcionam da mesma forma e que por isso podem usar a mesma estratégia em todas. Cada uma tem características, formatos e linguagens diferentes.
Além de que, existem públicos específicos para cada uma delas. Sendo assim, antes de definir a frequência de postagens, é preciso primeiro escolher com quais redes seu negócio vai trabalhar.
Para que então outros pontos, como a comunicação e o calendários de postagem sejam definidos. Contudo, ter uma frequência estabelecida é essencial. Não pode postar demais, para não se tornar uma marca irritante, mas também não pode postar “de menos” e cair no esquecimento.
6- Datas sazonais
As datas sazonais são extremamente importantes para o comércio. Elas ajudam a movimentar muito esse mercado. Existem datas bastante nichadas.
Por isso, antes de criar o cronograma de frequência de postagem, certifique-se das datas sazonais que combinam com seu negócio e as use para postagens diferenciadas. Ou até mesmo para a criação de promoções.
7- Resultados
Por último, mas não menos importante, está o monitoramento e análise de resultados. Não adianta apenas fazer publicações e não acompanhar o desempenho delas.
Com o monitoramento de resultados, é possível entender quais tipos de posts funcionam melhor com seu público. Qual rede social recebe mais interação e assim por diante. Dessa forma, é possível criar estratégias mais assertivas.
Planejamento de social media com a _mybrief
Agora que você já sabe como funciona e a importância do planejamento de social media, está esperando o que para implementá-lo no seu negócio? E que tal deixar esse processo nas mãos de profissionais competentes dispostos a ajudar seu negócio crescer?
Na _mybrief você encontra um time de especialistas em marketing digital que podem te ajudar na gestão de redes sociais e muito mais! Entre em contato e saiba como.