Para que um negócio seja bem sucedido, é preciso contar com diversas estratégias de marketing. Uma delas, é a criação do ICP, sigla em inglês para Ideal Customer Profile, ou em português, Perfil de Cliente Ideal.
Um negócio sem um público alvo bem definido pode gastar muito esforço e recursos em campanhas que não irão trazer o resultado esperado. Por isso, ter conhecimento sobre o perfil do consumidor é tão importante.
Neste conteúdo, vamos mostrar como o ICP ajuda nesse processo, qual sua importância, como montar um bom perfil e mais. Então, continue lendo até o final para não ficar com dúvidas e saber como usar essa estratégia no seu negócio.
O que é ICP marketing?
Como o próprio nome diz, ICP é o perfil do cliente ideal para aquela empresa. Ou seja, é a pessoa cujas características e necessidades casam com as soluções que uma marca ou organização tem para oferecer ao público.
O perfil ideal leva em consideração a idade, sexo, localização, histórico profissional, hobbies, hábitos de compra, entre outras informações relevantes para essa estratégia. Com todas essas informações, as empresas conseguem criar campanhas mais assertivas.
Importância do ICP e suas vantagens
A criação do ICP é de extrema importância para que um negócio seja bem sucedido nas suas campanhas de marketing voltada para as vendas. Isso acontece porque com o ICP diversos pontos essenciais para uma venda são otimizados.
Como, por exemplo, a abordagem para vendas torna-se muito mais eficiente. Visto que ao abordar um cliente que se encaixa no ICP, o vendedor estará falando com alguém que as necessidades podem ser atendidas e solucionadas pela empresa.
E, as chances de um cliente dentro do perfil ideal finalizar uma compra é muito maior que um cliente cujas características e necessidades não são 100% compatíveis com a empresa.
Os ciclos de vendas também são reduzidos. Isso porque os esforços serão colocados apenas nos leads realmente qualificados. Assim, toda a conversa, desde a apresentação da marca ou produto, até a argumentação para a venda é pensada de modo a impactar os leads com mais compatibilidade com o que é oferecido.
O ICP ainda ajuda no aumento da taxa de conversão. Isso é algo que acontece naturalmente quando o ICP é montado de forma correta. Dificilmente uma empresa que tem o ICP como uma de suas estratégias irá enfrentar muito churn.
Diferença entre ICP e persona
Tanto ICP quanto persona se referem aos clientes de um negócio. No entanto, existem diferenças na precisão de dados usados por cada um desses conceitos e em como eles são aplicados.
Enquanto o ICP é mais voltado para as vendas, com dados do público alvo e com informações complementares, como por exemplo, o tamanho do negócio, o segmento adotado, entre outros.
O ICP leva em conta o tomador de decisão, quais canais e redes o lead o tomador de decisão costumam usar, o cargo profissional do lead, e muito mais. Assim, é possível uma comunicação mais clara e objetiva.
Já a persona é mais voltada para as ações de marketing. Ela serve como um apoio para a equipe responsável por criar as campanhas tenha em quem se inspirar. Assim, a equipe cria uma comunicação que case com aquela persona.
A persona é sempre solicitada quando a empresa precisa saber como se posicionar no mercado, com quem e como falar.
Criando um perfil de cliente ideal
Separamos algumas dicas para quem quiser implementar a estratégia de ICP no seu negócio. Comece adquirindo e analisando informações relevantes sobre o lead. Identifique quais são as informações que a equipe de vendas precisa para executar sua tarefa.
Informações como nome, contato e área de atuação daquele lead são essenciais para uma boa abordagem. Ter algumas informações sobre o atual momento do lead também é uma boa estratégia.
É imprescindível ter conhecimento das principais dores do lead antes da primeira abordagem. Dessa forma, você já estará preparado para apresentar soluções assertivas e saberá contra argumentar.
Também é importante saber identificar o perfil de um cliente que não é ideal para o negócio. Dessa forma, os colaboradores da empresa não irão desperdiçar esforços e recursos com uma pessoa que não irá converter em vendas.
No entanto, vale a pena estudar a situação e entender porque seu negócio não é capaz de oferecer soluções para as dores daquele lead.
Usar os indicadores de performance na base de dados dos clientes do negócio é uma excelente forma de entender quais são as características básicas e específicas dos clientes.
Também é possível avaliar qual perfil de cliente mais compra com seu negócio e qual permanece como cliente fixo por mais tempo. Assim, as campanhas criadas podem ser ainda mais eficazes.
Quer saber mais sobre estratégias de marketing digital? Então fique de olho no site da _mybrief e nas redes sociais!