Tráfego pago: entenda sua importância e benefícios

Quando falamos de tráfego pago podemos associar essa estratégia a dois ditados muito populares no mundo do comércio. Sendo eles “a propaganda é a alma do negócio” e “quem não é visto, não é lembrado”. Essas frases se encaixam perfeitamente bem nessa estratégia de marketing.

Isso porque, o tráfego pago ajuda na divulgação de uma marca, empresa ou produto. E, a melhor parte, é que essa divulgação é feita de forma otimizada e nichada. Sendo assim, os esforços não serão em vão, garantindo então melhores resultados para o negócio.

Mas, afinal, o que é tráfego pago e como funciona? É tão importante assim contar com essa estratégia em um negócio? Respondemos essas e outras perguntas neste conteúdo. Então, continue com e leitura deste conteúdo até o final e acabe com as suas dúvidas sobre como o tráfego pago funciona e seus benefícios!

O que é tráfego pago?

Como mencionado no tópico acima, o tráfego pago é uma estratégia de marketing digital que atua na captação de leads qualificados. Essa estratégia utiliza anúncios pagos em mecanismos de buscas ou redes sociais.

Esses anúncios direcionam a pessoa para uma landing page. Essa landing page, por sua vez, pode ser uma página de conversão de vendas, um conteúdo de blog com CTA no final, página de produtos da empresa, entre outros. A escolha vai depender do objetivo que a empresa deseja alcançar.

O tráfego pago é o caminho mais curto entre o público alvo e o que a empresa tem a oferecer a esse público. A empresa que está fazendo os anúncios pode pagar por essa estratégia de três formas. Sendo elas:

  • Custo Por Clique (CPC): como o próprio nome indica, um valor é cobrado toda vez que algum usuário clica no anúncio, independentemente de alguma venda ser concretizada ou não;
  • Custo Por Mil Impressões (CPM): nesse caso, o valor cobrado será estipulado cada vez que o número de visualizações do anúncio chegar a mil impressões;
  • Custo por Aquisição (CPA): ao contrário do primeiro tipo de cobrança, no CPA, o valor cobrado é o resultado da divisão do valor total da campanha pelo número de clientes adquiridos.

Para saber qual escolher, é preciso entender as necessidades do seu negócio e o quanto está disposto a investir nessa estratégia.

A importância do tráfego pago

Dentre os diversos pontos que fazem o tráfego pago ser importante para a estratégia de marketing de uma empresa está o fato do resultado ser imediato. Diferente de outras estratégias, em que o resultado só será visto no médio e longo prazo. 

Então, se uma marca precisa de resultados rápidos e não está com muitos recursos para serem colocados em estratégias que podem não ser totalmente assertivas, o tráfego pago é a melhor saída. 

Quando falarmos dos benefícios do tráfego pago ficará mais fácil entender sua importância. Então, continue lendo este conteúdo!

Como fazer tráfego pago

Assim como em todas outras estratégias de marketing, para que o tráfego pago traga bons resultados para a empresa que investiu neles, é preciso contar com um bom planejamento. Existem alguns passos que são recomendados para quem deseja usar essa estratégia.

O primeiro passo é definir os objetivos. O que a empresa espera alcançar ao investir em anúncios? Por exemplo, o desejo é aumentar as vendas de um produto específico ou aumentar o número de leads? Tendo o objetivo definido, fica mais fácil criar campanhas assertivas e efetivas. 

Além de definir os objetivos, é preciso conhecer a fundo o público alvo, só assim a equipe de marketing irá conseguir criar campanhas de conversem com o público

Como mencionado anteriormente, os anúncios levam os usuários para uma landing page. A criação dessa “página de aterrissagem” precisa ser muito bem elaborada. Não pode haver distrações, precisa ser clara e objetiva e precisa contar com um CTA para algum tipo de conversão.

Contar com um site otimizado também é fundamental para o tráfego pago. Dessa forma, os usuários que forem para a landing page através do anúncio, irão encontrar um site com resposta rápida e com informações organizadas.

É imprescindível que o responsável pela campanha de tráfego pago faça o monitoramento das campanhas. Com esse acompanhamento, é possível identificar se o investimento está valendo a pena ou se precisa fazer algum ajuste.

Por que investir em tráfego pago?

Como falado, existem muitas vantagens em investir em tráfego pago além do resultado imediato. Ainda falando sobre “imediatismo”, o tráfego pago oferece retorno sobre o valor investido de forma muito mais rápida que outras estratégias.

A segmentação também é muito mais precisa com o tráfego pago. Essa estratégia consegue identificar com muito mais precisão quem é o público ideal para um negócio. Dessa forma, as chances das campanhas serem bem sucedidas são muito mais altas. 

A flexibilidade e fácil adaptação também são pontos vantajosos dessa estratégia. Assim, é possível testar diversas estratégias dentro da campanha e até mesmo alterar a campanha conforme feedbacks.

Esse tipo de tráfego também ajuda a aumentar a presença digital, o que, consequentemente, ajuda a aumentar a confiança do público naquela marca. Quando as pessoas vêem muitos anúncios de uma empresa, elas passam a dar mais credibilidade para aquele negócio.

Existe também uma grande capacidade de remarketing eficaz com o uso de tráfego pago. Assim, mesmo as pessoas que já tiveram contato com algum anúncio e não realizaram uma conversão com a marca, podem ser atingidas por outros anúncios da mesma empresa, mas que sejam mais eficazes. 

Está esperando o que para implementar o tráfego pago no seu negócio? A
_mybrief oferece este serviço! Entre em contato e tenha a garantia de deixar seu negócio em ótimas mãos!

Publicações relacionadas

ICP marketing: o que é e porque é importante

7 passos para criar um planejamento de social media